O significado da medalha de São Bento

 São Bento, o santo do dia, é bastante conhecido por conta da oração da Cruz contida em sua medalha, piedade popular na Igreja. Fundador da Ordem Beneditina, dedicou sua vida a propagar aos monges a oração e o trabalho como caminhos para uma vida equilibrada e de santidade.

Aliás, sabia que ele tinha uma irmã gêmea?! Santa Escolástica! Além disso, também era grande amigo de São Plácido e Santo Amaro (ou São Mauro). Inclusive, salvou Plácido de um afogamento! 


Vamos descobrir o verdadeiro significado da medalha de São Bento:

O significado da medalha de São Bento  O significado da medalha de São Bento

O significado da medalha de São Bento  O significado da medalha de São Bento



A Medalha de São Bento foi aprovada pelo Papa Bento XIV em 1742.

Numa face figura o Patriarca São Bento, tendo numa das mãos a Regra que escreveu, e na outra a Cruz, com a qual operou em sua vida tantos milagres; na mesma face lêem-se as palavras "Crux Sancti Patris Benedicti" (Cruz do Santo Pai Bento). Na outra face figura uma Cruz, tendo no braço vertical as letras C.S.S.M.L. e no transversal as letras N.D.S.M.D., que significam respectivamente: "Crux Sacra sit mihi lux" (A Cruz sagrada seja minha luz) e "Non draco sit mihi dux" (O dragão não seja o meu chefe). Circuncidando essa Cruz, em toda a volta da medalha, figuram ainda as letras: V.R.S.N.S.M.V.S.M.Q.L.I.V.B., iniciais da seguinte oração exorcística: "Vade retro satana, nunquam suade mihi vana, sunt mala quae libas, ipse venena bibas" (Afasta-te de mim, satanás, não me persuadas de tuas vaidades, o que me ofereces é o mal, bebê tu mesmo teus venenos).


Agora que você sabe o significado, aproveite nossa seção Religiosa e tenha São Bento sempre por perto, confira:


medalha de são bento